Maria Montessori
Maria Montessori foi uma mulher à frente de seu tempo: defendeu a igualdade de gêneros, se interessou pelas crianças deficientes que eram marginalizadas pela sociedade, abriu mão de uma vida comum e de casar-se para se dedicar ao trabalho, doou sua vida para defender os interesses da criança e consequentemente, do adulto.
Maria Montessori formou-se em Medicina e mais tarde especializou-se em Pedagogia. Imbuída do espírito científico, era uma grande observadora do desenvolvimento humano. Sua inteligência, seu poder de observação, sua crença na Biologia de que nenhum comportamento é sem causa ou sem objetivo, levaram-na a desenvolver uma teoria de aprendizagem baseada na natureza humana.
Maria Montessori defendia que a Educação deveria preparar o ser humano para a vida em sociedade, para a Paz. Os objetivos individuais mais importantes não seriam conquistas materiais, mas: encontrar um lugar no mundo, desenvolver um trabalho gratificante e nutrir paz e densidade interiores para ter a capacidade de amar.
LINHA DO TEMPO
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1870:
Maria Montessori nasceu no dia 31 de agosto em Chiaravalle, província de Ancona, na Itália.
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1884:
Maria Montessori inicia o curso secundário no Instituto Técnico Leonardo da Vinci, onde demonstra particular interesse pelo estudo da matemática (o que perdurará por toda sua vida). Nessa época a Europa foi marcada por intensas mudanças sociais com o progresso técnico científico e com o surgimento de novas correntes de pensamento. A educação assume um papel importante na resolução dos problemas sociais mais urgentes e na transformação da economia. É nesse período que a mulher começa a assumir um papel mais efetivo no processo social.
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1887:
Termina o curso secundário e decide estudar engenharia contra a vontade de seus pais que desejam vê-la professora, para eles, a única profissão aberta às mulheres daquela época.
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1892:
Consegue diplomar-se em Ciências Naturais pela Faculdade de Ciências Físicas, Matemáticas e Naturais da Universidade de Roma. Decide cursar Medicina e Cirurgia na mesma universidade, apesar da oposição do Diretor da Faculdade, do Chefe de Gabinete do Ministério da Educação e do seu próprio pai. Com muita dedicação e estudo, ganhou o respeito de seus colegas e professores. Montessori demonstrava preocupação com a situação das mulheres em seu país, que estava em posição de inferioridade diante dos homens, em diversos setores da sociedade.
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1896:
Se torna a primeira mulher italiana a receber o diploma de Medicina da Universidade de Roma. Representou a Itália no Congresso Internacional para o direito das Mulheres em Berlim, na Alemanha. Defende os direitos das mulheres no trabalho, pedindo justiça para todos, e se posicionando a favor da igualdade de salários entre homens e mulheres do mesmo nível.
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1897:
É indicada como médica-assistente da Clínica Psiquiátrica da Universidade de Roma juntamente com Giuseppe Montesano e Sante de Sanctis. Passa a interessar-se particularmente pelas crianças deficientes, que eram consideradas loucas e reclusas. Inicia o estudo do trabalho de Itard e Séguin, doutores franceses que escreveram sobre crianças com deficiências. Aprofunda os estudos em pedagogia na Universidade de Roma. Acessa todos os trabalhos mais relevantes em educação dos últimos 200 anos. Devido às opiniões acerca do problema do menor anormal, que para ela era mais educacional do que médico, é convidada para dirigir o Instituto Ortofrênico em Roma, dedicado a crianças psiquicamente afetadas, onde treinam-se professores especializados.
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1899:
Participa do Congresso Ortofrênico em Londres, Inglaterra, e é recebida pela Rainha Victoria.
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1900:
É nomeada médica-interna do Hospital San Givanni em Roma, e rege a cadeira de Antropologia Pedagógica e Higiene do Instituto Superior de Magistério Feminino. Passa a direção do Instituto Ortofrênico a uma pessoa por ela mesmo preparada.
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1902:
É admitida, por intermédio do Ministro da Educação Pública, no terceiro ano da Faculdade de Letras e Filosofia da Universidade de Roma. Estuda Filosofia/Antropologia, Psicologia e Pedagogia.
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1904:
Começa a lecionar Antropologia na Universidade de Roma, incorporando suas observações clínicas das crianças da escola elementar. Essas lições foram a base para o livro que escreveria mais tarde “Antropologia Pedagógica”.
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1907:
Com base em toda a experiência adquirida até o momento, e sabendo dos problemas sociais com os filhos dos operários que residiam no bairro São Lourenço, em Roma, Maria Montessori cria a primeira “Casa dei Bambini” no dia 06 de Janeiro, onde começa aplicar suas teorias na educação de crianças normais obtendo resultados surpreendentes. Três meses depois, é aberta uma segunda “Casa dei Bambini” em Roma. Logo aumentaram as visitas de estrangeiros interessados em sua prática. Em pouco tempo o trabalho de Montessori começou a ser difundido em outros países.
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1909:
Montessori organiza seu primeiro curso de Pedagogia Científica para aproximadamente 100 estudantes, na cidade de Castelo. Lá ela escreve seu primeiro livro, “II Metodo della Pedadogia Scientifica applicato all’educazione infantile nelle Case dei Bambini”. Em poucos anos, seu livro estava traduzido em mais de 20 idiomas.
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1910:
Maria Montessori edita o seu segundo livro, “L’Antropologia Pedagogica”.
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1911:
Montessori renuncia à posição de professsora da Universidade de Roma e abre mão da sua atuação como médica para se dedicar inteiramente ao seu trabalho na Educação. Montessori começa a experimentar seu método em todas as classes da escola primária (com crianças até 6 anos) e continua obtendo excelentes resultados.
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1912:
A prática de Montessori segue crescendo pelo mundo. Montessori vai pela primeira vez aos Estados Unidos em um tour de conferências. Seu livro é editado em inglês em 5.000 exemplares, em poucos dias todos foram vendidos.
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1913:
Inaugura-se em Roma o I Curso Internacional de Formação de Professores, frequentado por pessoas de todo o mundo.
É fundada nos Estados Unidos a American Montessori Society com a participação de personalidades como Alexander Graham Bell, Mabel Bell, Margareth Wilson, Thomas Edison, Helen Keller, John Dewey, entre outros.
Em Roma surge a Opera Montessori, da qual Margherita, a rainha da Itália, se torna patronesse. Esse movimento incentivou a abertura de várias escolas Montessori na Itália. -
1914:
É realizado em Roma o II Curso Internacional de Formação de Professores. Montessori lança o seu terceiro livro, Dr Montessori’s Own Handbook.
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1915:
Montessori realiza a sua segunda viagem aos Estados Unidos acompanhada de seu filho Mario M. Montessori. Endereçada pela International Kindergarten Union e National Education Association (NEA), Montessori oferece o III Curso Internacional de Formação de Professores.
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1916:
Montessori se muda para Barcelona, na Espanha, e realiza o IV Curso Internacional de Formação de Professores. Com o apoio do governo Catalão, é criado um Centro de treinamento de professores Montessori. Montessori publica seu quarto livro, “L’autoeducazione nelle Scuole Elemetari”.
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1919:
É realizado o V Curso Internacional de Formação de Professores num modelo que se tornou padrão: 50 horas teóricas, 50 horas de formação prática nos materiais e 50 horas de observação de classes Montessori.
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1920:
Começa uma série de cursos por vários países da Europa, principalmente na Áustria, Alemanha, Itália e Holanda, onde as universidades reconhecem o valor científico de seu trabalho.
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1922:
Após a Primeira Grande Guerra, ideiais de liberdade começam a ser ameaçados na Itália, são fechadas várias escolas Montessori em Nápoles. Porém, devido à simpatia popular pelo trabalho de Montessori, Mussolini defende a prática do método.
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1923:
Montessori realiza treinamentos na Inglaterra e na Holanda. E faz uma série de conferências sobre “A criança em família” na cidade de Bruxelas.
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1929:
Juntamente com seu filho, Mario M. Montessori, funda a Association Montessori Internacionale (AMI).
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1930:
Inaugura-se um curso em Roma – Montessori encontra-se com Mahatma Gandhi em uma conferência. Leciona em Vienna – onde familiarizou-se com Anna Freud, criadora da psicanálise para crianças e filha de Sigmund Freud.
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1933:
Os nazistas acabam com o movimento Montessori na Alemanha, fechando todas as escolas. É realizado o Congresso Internacional em Amsterdam e treinamentos em Londres, Dublin e Barcelona.
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1934:
Começa a perseguição do fascismo ao método e à Maria Montessori. Mussolini procura aproveitar-se do prestígio internacional da fundadora do método com fins de propaganda política, com o que não concorda Maria Montessori. As escolas e institutos Montessori são fechados por ordem do governo. São editados Psicoaritmética e Psicogeometria, que visam desenvolver um plano sistemático para educação da mente matemática.
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1936:
O Congresso Internacional Montessori é realizado em Oxford, Inglaterra, onde foram apresentados outros princípios da Educação Montessori para a escola elementar e secundária – princípio da Educação Cósmica.
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1937:
O Congresso Internacional Montessori é realizado em Copenhagem, Dinamarca, com o tema principal de Educação para a Paz.
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1938:
O Congresso Internacional Montessori é realizado em Edimburgo, Inglaterra.
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1939:
É publicado na Holanda “Erdkinder: A reforma da Educação durante e depois da adolescência”. Maria e Mario viajam para Índia para promover um curso de formação de 3 meses para professores, promovido pela Sociedade Teosófica, que vinha utilizando o método Montessori para combater o analfabetismo.
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1940:
A Itália entra em guerra e Maria Montessori encontra-se na qualidade de hóspede de um país em luta contra o seu, já que a Índia fazia parte do Império Britânico. Maria é confinada na Sociedade Teosófica, enquanto Mario foi levado a um campo para civis em Amednagar. No aniversário de 70 anos de Montessori, Mario recebe autorização para estar com sua mãe, devido à liberação do vice-rei da Índia. Nos anos que se seguiram foram realizados vários cursos de Formação de Professores na Índia. Desenvolve os conceitos e práticas da Educação Cósmica com a colaboração de Mario.
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1941:
É publicado o livro “A criança”.
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1946:
A Segunda Grande Guerra chegou ao fim, Maria e Mario retornam à Europa, devastada pela guerra. O Congresso Internacional Montessori é realizado em Londres com a colaboração de Mario. Neste encontro Montessori ilustra as últimas pesquisas e experiências relativas à introdução da biologia na atividade das escolas maternais e a organização do material matemático de caráter avançado, como raiz cúbica e equação de segundo grau.
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1947:
Maria e Mario estabeleceram um Centro de Estudo Montessori em Londres. Viajaram para Itália, reestabeleceram a Sociedade Montessori e reabriram escolas. Retornaram a Índia para realizar mais uma Formação de Professores.
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1948:
Publicação dos livros “The Discovery of the Child”, “To educate the human potential”, “What you should know about your child” e “Child Training”.
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1949:
Foi indicada pela primeira vez ao Prêmio Nobel da Paz (novamente 1950 e 1951). Promoveu o primeiro curso de Formação de Professores no Paquistão. Publicou “Mente Absorvente” e “Formação do Homem”. Realizou o Congresso Internacional Montessori em San Remo, Itália.
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1950:
Participou da Conferência da UNESCO em Florença. Realizou o Congresso Internacional Montessori em Amsterdam, em honra ao 80º aniversário de Montessori.
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1951:
O Congresso Internacional Montessori é realizado em Londres. Montessori ministra o último treinamento na Áustria.
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1952:
A vida de Maria Montessori chega ao fim no dia 06 de Maio, uma vida dedicada à descoberta da criança.